quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sala de TV e Jantar em 9m², é possivel?

Olá Pessoal!!!

Depois de algum tempo sem escrever recebi um desafio que uma leitora do blog me enviou por e-mail, e fiquei bastante animado a ajudá-la.


Segue abaixo o post que recebi:

"Estou precisando de ajuda para dispor os móveis que tenho na casa nova, estou ansiosa demais por causa da obra que ainda não terminou e por causa da mudança também. Para que você tenha uma idéia, estou saindo de uma casa onde a sala tem 4x3 e estou indor para uma que tem 3,60x3,05, e eu preciso colocar os móveis de uma forma que não atrapalhe a circulação, e não sei como fazer."

Solicitei a ela que enviasse fotos de sua nova casa para que pudesse entender um pouco melhor o desafio que seria. Conforme conversamos por e-mail, a idéia inicial seria manter os moveis atuais. Recebi fotos e medidas dos móveis

Segue fotos da nova sala:





    O segundo desafio foi ajustar as dimensões dos móveis atuais no espaço:

Sala

Sofá: 1,50mt (branco)
Rack: 1,34mt (Tabaco com gavetas brancas)
mesa com 4 cadeiras retangular: 1,17mt (branca)

As paredes:

Entrada tem 3,05mt (com uma janela no meio)
Janela tem 1,00x1,20m
Lateral direita 3,60m
Divisoria com a cozinha 3,05m (porta 0,80m)
Lateral esquerda 3,60m com a porta para o corredor de 0,60m

   Com base nessas informaçõs decidi trabalhar com as tonalidades da janela, piso e móveis para criai um ambiente confortável e em sincronia com as cores.
   Outro fator importante foi a disponibilização dos móveis para não deixar esse espaço com muita informação.

   Dividindo esse espaço em dois e integrando ao mesmo tempo com a permanencia das cores, decidi retirar uma cadeira da mesa de jantar e encostá-la na parede, permitindo assim uma melor circulação na entrada da casa. Notar alguns toques adicionais com futons nas cadeiras.

   A solução para delimitar o espaço da sala fi também colocar um tapete de fibra com dimensões similares aos móveis. Para acomodar os livros, Cds, coloquei um rack logo acima da TV.

   O sucesso para manter um espaço menor organizado é reduzir ao máximo objetos e informações que transmitam a idéia de um espaço sufocante.

Vamos aos resultados:







   Pelo que podemos notar, ajustando os movies atuais, e combinando uma cor ao ambiente, podemos deixá-lo acolhedor e funcional sem gastar muito.

  Espero que tenham gostado desse post e sintam-se a vontade para solicitar idéias e sugestões.


Grande abraço!

Um comentário:

  1. Muito interessante seu artigo, tenho uma estrutura identica e isso é importante, pois tirei ideias para implementar em casa. Obrigado...

    ResponderExcluir